quinta-feira, janeiro 12, 2006

Milagres de ano eleitoral

Estão previstos para 2006 um aumento do salário mínimo para R$ 350,00 e um reajuste de 7% na tabela do Imposto de Renda. E isso só para falar das coisas que aparecem para todo o público. Por exemplo, nós, da carreira de Ciência e Tecnologia, teremos um aumento de 15%, impensável fora de ano eleitoral.

Fico impressionado com esse espírito de ano-novo que baixa em nossos políticos em certas épocas. Por uma incrível coincidência, esse tipo de coisa ocorre como um ciclo, de quatro em quatro anos. E, mais incrível ainda, sempre em ano eleitoral.

Esse reajuste na tabela do IR já é uma promessa de muitos anos, e a tabela continua defasada. Há quatro anos, se pagava menos IR que hoje. Há oito anos, menos do que há quatro. E assim por diante. Quanto ao aumento do salário mínimo, está ainda muito aquém de um salário que garanta boas condições de subsistência, mas muito além do que os governantes costumam dar. São os milagres de ano eleitoral.

Espero que o próximo governo eleito tenha esse tipo de idéia em todos os anos do seu governo, não somente no último ano.

Nenhum comentário: